Notícias
Profissionais de saúde de Massapê participam de capacitação sobre SINAN-Net para Tuberculose e Hanseníase em Paulistana
Data de Publicação: 28/08/2025
Nesta semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí participam, em Paulistana, da Capacitação em Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Net) voltada para tuberculose e hanseníase, realizada no período de 25 a 27 de agosto de 2025, ou seja, nesta segunda, terça e quarta-feira. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, e ocorre no auditório do Paulistana Prev, nos turnos da manhã e tarde.
O município de Massapê é representado pela coordenadora de Atenção Básica, Bruna Leal, e pelo Operador dos Sistemas de Produção da Secretaria Municipal de Saúde, José do Nascimento Rodrigues, popularmente conhecido como Adailton. Participam do treinamento ainda representantes de outros municípios da região, incluindo Acauã, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, Simões e Vera Mendes.
O objetivo da capacitação é aperfeiçoar o uso do sistema SINAN-Net, qualificar o trabalho das equipes municipais de vigilância epidemiológica e sistemas de informação, e garantir maior eficiência na identificação, notificação e acompanhamento de casos de tuberculose e hanseníase.
De acordo com a coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Ivone Venâncio, “com o treinamento, buscamos fortalecer o fluxo de informações e ampliar a capacidade das equipes locais em identificar, notificar e acompanhar os casos. Isso é fundamental para reduzir os impactos da tuberculose e da hanseníase na população”.
A programação da capacitação contempla desde a instalação do SINAN-Net e exercícios práticos de notificação de casos, até a avaliação de fichas, emissão de relatórios gerenciais e uso de ferramentas de análise de dados, como Tabwin e Tabnet. Além disso, os participantes discutem conceitos fundamentais sobre a história natural da tuberculose e hanseníase, formas de transmissão, situações de risco, e problemas frequentes no preenchimento dos registros.
O treinamento foi estruturado para oferecer interação prática, permitindo que os profissionais testem os procedimentos de notificação e investigação, e recebam orientações sobre a consistência e completitude dos dados. Ao final, as equipes participam de uma sessão de dúvidas e síntese do conteúdo, garantindo a consolidação das informações para aplicação prática em seus municípios.
Com a capacitação, Massapê busca reforçar as estratégias de vigilância epidemiológica local, melhorar o acompanhamento de pacientes diagnosticados com tuberculose e hanseníase, promovendo maior agilidade e eficiência no enfrentamento dessas doenças.
Confira fotos:
